Lya Alves

 

Biografia


Lya Alves é Artista urbana, grafiteira e diretora de criação da marca de acessórios S1. Nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. Começou a pintar em 1998, e a grafitar em 2008.  O eixo temático do seu trabalho é alienação, coisificação e fetichismo e suas obras promovem reflexões e críticas sobre a sociedade pós-moderna através de fábulas visuais, simbolismos e arquétipos. Autora/ilustradora da história em quadrinhos Guerreiros de Deus. 

Seu trabalho está em murais na Fundação Roberto Marinho, no Teatro Ziembinski, no CEDIM, SESI, SESC, no 2º, 3°e 5° Kolirius Internacional em Macaé, Metrô Rio, GaleRio 2014, Copa Graffiti 2015, SkatePark Niterói, entre outros. Participou de eventos como Recifusion 7(Recife), Arte na Faixa 2014, Vinicius Na Rua 2014, 4°Baixada Style e Expresso Urbano no Teatro Popular de Niterói. A artista já realizou 5 exposições individuais e suas telas já estiveram expostas  no Brasil, Itália, Portugal e Uruguai.  É idealizadora da oficina de grafitti Philosoffiti que já foi realizada no Sesi, Sesc, em Cieps, no Colégio Estadual Profª Alcina Rodrigues Lima, e em outras instituições. Além do organizar mutirões e encontros de graffiti como o "Operação mais respeito" e o "Graffiti Evangelista"(que já está na sua 14ª edição).

Em 2017, participou do projeto "Inscrever os Direitos Humanos em 1 e 1000 escolas do Rio de Janeiro", da Associação Inscrire Brasil sob a curadoria de Françoise Schein, onde 7 grafiteiros foram convidados para  fazer uma releitura do trabalho do Debret através do grafitti. A artista ganhou, como premiação pelo destaque do seu trabalho, uma viagem a França a fim de continuar promovendo direitos humanos através da realização de murais grafitados sob a organização e direção de Françoise Schein.

A artista foi membro do Conselho de Políticas Culturais de Niterói e foi eleita conselheira de cultura da Câmara Setorial de Cultura e Arte Urbana de Niterói, atuando na gestão de 2016 e 2017.

Em 2021 participou do evento “Revitaliza Grafffiti”, na ciddade do Rio de Janeiro.